Puxadores de porta: conheça os principais tipos e suas diferenças

  • Postado em: 2 September 2019
  • Por: Anônimo (não verificado)

Existem pequenos detalhes que fazem toda a diferença não é mesmo? Esse é o caso dos puxadores de porta. Eles podem parecer coisas simples, no entanto, podem interferir bastante na sua decoração. Além disso, puxadores de porta precisam ser funcionais antes de mesmo de se adequarem ao visual da casa. 

 

Pensando nisso, resolvemos apresentar nesse post os principais tipos de puxadores e suas diferenças. Afinal, saber disso é fundamental para escolher o modelo ideal para a sua casa, certo? Então confira! 

 

Modelos de puxadores de porta

Assim como outros acessórios de decoração, existem puxadores para todos os gostos e de todos os tipos. Eles se diferenciam em tamanhos, tipos e até mesmo nos materiais que os compõem. Veja alguns exemplos:

 

  • Puxador de aço inox

Ideal para áreas litorâneas, os modelos de aço inox costumam ser os mais procurados pois apresentam maior resistência inclusive em casos de corrosão, como é comum em regiões com praia. 

 

  • Puxador de alumínio

Puxadores de alumínio também costumam ser bem procurados, principalmente porque possuem um material mais leve e que também oferece resistência ao desgaste. Além da durabilidade ser maior, ele ainda não é magnético o que acaba influenciando na decisão de compra também.

 

  • Puxador de madeira

Aqui também se encaixa o conceito de que alguns detalhes fazem total diferença, principalmente na decoração do seu espaço. Os puxadores de madeira são ideais para porta no mesmo tom e material, porque dão harmonia à decoração, seja ela rústica, clássica ou moderna. 

 

  • Puxador de ferro 

Ainda no sentido de trazer harmonia para  a decoração da sua casa, os puxadores de ferro podem dar o mesmo tom que os de madeira. Afinal, se trata de um material que combina com qualquer elemento e se encaixa em qualquer estilo. 

 

Puxador duplo

Saindo um pouco do visual e indo para o funcional, os puxadores duplos facilitam muito a abertura e o fechamento de portas, apesar de não acionarem a fechadura. Eles recebem esse nome porque contam com uma peça do lado externo da porta e outra do lado interno. 

 

Dicas de compra

Tamanho

Para acertar na escolha do puxador de porta, é necessário estar atento a alguns detalhes. O principal deles é o tamanho. Afinal, ele deve ser proporcional ao tamanho da porta. Para se ter uma ideia, os mais comuns seguem as seguintes medidas: os pequenos vão de 30 a 40 centímetros, os médios de 50 a 60, e os grandes de 75 centímetros a 1 metro. No entanto, também é possível encontrar em tamanhos maiores, que passam de 1 metro.

 

Substituição

Muitas vezes é complicado ir comprar algum item como esse, porque raramente se encontra um modelo do mesmo jeito, já que não existe um padrão. Nesse caso, uma boa dica é de levar como referência a distância entre os furos do modelo a ser trocado. 

 

Tipo

Assim como o detalhe do tamanho, é necessário considerar também o tipo de puxador que você irá comprar. Diferente dos modelos já citados acima, o tipo corresponde às características de cada puxador. Eles podem vir em formatos quadrados, redondos, tubulares, retos e curvos. 

 

 

 

Além disso, podem ser cromados e polidos para conseguir um aspecto brilhoso, ou até mesmo escovados e cromado acetinado, para um acabamento mais fosco. Ainda pode ser também de ouro velho, que está em alta. O importante é que ele esteja complementando a sua decoração e, principalmente, converse com o design da porta escolhida.

 

Qual a diferença de puxador e maçaneta?

São dois itens facilmente confundidos por exercerem basicamente a mesma função. A maçaneta é o modelo mais tradicional, que geralmente é vendida em conjunto com a fechadura. Já os puxadores são vendidos separadamente tendo a única função de facilitar a abertura da porta. As maçanetas, por sua vez, costumam ser usadas em portas externas e internas e os puxadores são usados em portas pivotantes e portas de correr, em sua maioria. 

 

 

Viu como um simples puxador deve ser analisado na hora da compra? Espero que esse post tenha te ajudado a escolher o modelo ideal para a sua casa. Se você gostou do texto pode conferir vários outros em nosso blog, lá existem várias outras dicas de decoração e madeiras que podem servir para a sua casa. Não perca as novidades!